quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como congelar legumes? Use a técnica do branqueamento


Você é daqueles que adora fazer uma feira, abarrotar a geladeira de frutas e legumes, e depois percebe que a sua casa não tem aquele consumo todo? Eu, por exemplo, nem chegava a comprar determinadas coisas. Isso porque eu consumo apenas 1/3 de um pé de brócolis e o resto acabava estragando na geladeira. Aí, sempre me falavam: “compre aquele pacotinho que vem a porção individual dos legumes embalados a vácuo”. Mas vocês já viram o preço daquilo? Um absurdo em comparação ao produto inicial! Também existem as pessoas que fazem compra de mês e optam por um bando de saquinhos de produtos congelados que também não custam nada barato.
Bem, todas opções são legais, é claro. Não podemos deixar de consumir nutrientes presentes nas verduras e legumes. O ruim mesmo é o desperdício e por isso o congelamento é sim uma ótima opção para quem nem sempre pode dar um pulo no mercado. Saiba você que, submeter alimentos ao congelamento, além de impedir ao processo de envelhecimento/ apodrecimento, pode sim impedir que muitos dos nutrientes contidos ali sejam perdidos. Mas você não precisa gastar tanto dinheiro para isso. As batatas, os brócolis, as ervilhas, as couve-flores encontradas na sessão de congelados sofreram um processo chamado branqueamento e que você pode perfeitamente reproduzir em casa!

A técnica de branqueamento de legumes, verduras e até de frutas consiste em um choque térmico no alimento que interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento. Além disso, limpa a superfície, retirando os microorganismos. Esse processo mantém (o máximo possível) as características dos alimentos, inclusive de cor natural e de nutrientes neles contidos.

Processo de branqueamento

O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido a fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legume, verdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Agora, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse.

P.s: Muitos nutrientes estão contidos nas cascas e no processo de corte são necessariamente perdidos.
Dicas:

- Eles podem ser conservado no congelador por um período de 3 a 12 meses (achei meio exagero 1 ano, mas foi o período e tempo que encontrei).
- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
- Separe a quantidade certa da porção que normalmente consome e etiquete. Isso facilitará a sua utilização.
- No caso de frutas e de legumes que sofrem escurecimento, como batata, maça e pêra; pingue algumas gotas de limão na água para fervura.
- Não tampe a panela na fervura. Normalmente, em qualquer tipo de cozimento, verduras e legumes perdem sua cor quando cozidas em panelas fechadas. Isso ocorre principalmente com alimentos verdes.

Tempo de fervura/choque térmico por alimento

Os alimentos ideais para se realizar a técnica de branqueamentos, são legumes, verduras e frutas mais consistentes, ou seja, que contenham menos água. Isso porque, após o descongelamento, alimentos com grandes quantidades de água podem perder na aparência e na consistência. Por exemplo: abacaxi, kiwi, mamão etc.
Uma vez escolhidos e separados alimentos, os submeta, separadamente (pode reaproveitar a água), à fervura e, após, à água gelada pelo período de tempo corresponde na lista abaixo. Ex: Nabo: 1 min. na fervura + 1 min. na água gelada. Escorra, embale, tire o ar e leve ao congelador.

  • 1 minuto: ervilha torta, espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem
  • 2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba, pêra
  • 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, ervilha fresca, salsão, brócolis, batata baroa, maça
  • 4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas Texto tirado na integra do blog Les Clémentines(aqui)
Mais Dicas:
- Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente
refogados ou cozidos

- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.

- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e
colocados na geladeira.

- Você pode congelar as batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe as batatas e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas
cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e
resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.
OBS: Há quem diga que batatas cruas quando congeladas perdem o sabor e textura.

- Alimentos que devem ser congelados crus sem passar pelo processo de branqueamento: aipim, pimentão, abobrinha, couve (Cortar bem fina e jogar água fervente em cima)

- Alimentos que vão refogar sem descongelar: salsa, tomate, vagem, repolho, espinafre, couve-manteiga, chuchu, cenoura, cebolinha (cheiro verde) e cebola.

2 comentários:

  1. E se a minha água ferver só a 100ºC? O que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Oi Tadeu,
    Eu quando fiz, não vi a temperatura da água não. Nesse post eu colhi as informações necessárias, mas acho que podem ser adaptadas. Minha sugestão é dobrar o tempo, exemplo: um legume que deveria ficar 2 minutos deixe por 4. Obrigada pela visita. Abs,

    ResponderExcluir